Dia do Cirurgião Dentista l Profissional tem papel importante no diagnóstico do câncer em boca bem como na abordagem das complicações bucais do tratamento oncológico

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

DENTISTA-03.jpg

 

No dia do Cirurgião Dentista é um importante momento para reforçar o papel deste profissional não só nos cuidados com a saúde bucal, mas também na prevenção e diagnóstico do câncer de boca. Além disso, os Cirurgioes Dentistas desempenham um papel fundamental na abordagem das complicações bucais do tratamento oncológico, ocasionados pelos possíveis efeitos da quimioterapia e radioterapia, como: mucosite oral (feridas na cavidade oral), xerostomia (secura da boca), cárie de radiação, infecções oportunistas, sangramentos, perda do paladar e dos dentes.

"Nem todos tem o conhecimento de que o Cirurgião Dentista está habilitado a realizar o diagnóstico do câncer de boca além de serem indispensáveis durante todo o tratamento do paciente, adequando o meio bucal para realização do tratamento oncológico, tratando possíveis complicações que possam surgir com o tratamento quimioterápico e radioterápico, além de promover a reabilitação dos pacientes operados através de próteses Bucomaxilofacias”, destaca o Cirurgião Dentista Estomatologista e Coordenador do Departamento de Odontologia Clínica do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Prof. Dr. Igor Henrique. O serviço de Odontologia do HCP conta com onze profissionais locados em dois departamentos: Departamento de Odontologia Clínica e de Próteses Reabilitadoras, que acompanham o paciente desde sua entrada na instituição. Ainda atrelado ao departamento de Odontologia Clínica, está o programa de Residencia em Odontologia Hospitalar com enfoque em Oncologia do HCP/FOP/UPE.

Ir ao Dentista frequentemente é um dos meios de prevenir o câncer de boca, visto que o hábito de fumar, beber e a exposição ao sol constituem fatores de risco principais para o câncer de boca, incluindo lábios. Alterações associadas por estes em cavidade bucal podem ser identificadas pelo Cirurgião Dentista em uma consulta odontológica favorecendo o diagnóstico precoce do câncer. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa de novos casos de câncer de boca para o ano de 2018 era de 14.700 casos de câncer de boca, ocasionando 5.898 mortes.

“Um ponto importante é procurar um CD antes de iniciar qualquer tratamento Oncológico visto que a adequação do meio bucal de pacientes em tratamento previne complicações orais bem como as que por ventura possam surgir, estas precisam ser corretamente diagnosticadas e tratadas em tempo. Isto é papel do CD que deve atuar em cojunto com a equipe Médica e Multiprofissional" explica Dr. Igor.

 

 

Avenida Cruz Cabugá, 1597, 50040-000, Santo Amaro - Recife - PE
Ligue: (81) 3217-8000
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Redes Sociais